Terminal Gás Sul (TGS) obtém Licença Ambiental Prévia

download

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) acaba de conceder a primeira licença (Licença Ambiental Prévia – LAP) julgando procedente a apresentação do projeto Terminal Gás Sul (TGS), empreendimento da empresa Golar Power Latam Participações e Comércio LTDA. Além da apresentação de toda a documentação pertinente e cumprimento dos prazos, foram realizadas três audiências públicas (São Francisco do Sul, Itapoá e Garuva). A LAP atesta a viabilidade locacional quanto aos aspectos ambientais. os próximos passos são a obtenção da Licença Ambiental de Instalação (LAI) e da Licença Ambiental de Operação (LAO).

“A conquista dessa licença mostra que estamos no caminho certo, de ajudar a região Sul a conquistar sua independência energética para os próximos anos. É um momento de comemorar, e de agradecer aos órgãos envolvidos no licenciamento, sua seriedade e fluidez na condução durante todo o rito legal. Agora, começamos uma nova etapa de preparação para a obtenção de próximas licenças necessárias”, avalia Edson Real, diretor de negócios da Golar Power.   

O empreendimento já possui o Registro de Instalação emitido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) em 18 de dezembro de 2018.

Sobre o projeto TGS

A Unidade Flutuante de Regaseificação de Gás Natural deverá ser instalada na Baía da Babitonga, em São Francisco do Sul (SC), na região do Sumidouro, a 300 metros da costa. Conhecida como FSRU (Floating Storage and Regasification Unit), a unidade terá capacidade de fornecer 15 milhões de metros cúbicos do combustível por dia para fomentar o desenvolvimento de indústrias locais, como a de cerâmica, de metal-mecânica e de vidro, além de suprir a demanda de termelétricas nas regiões próximas ao empreendimento. A solução é ambientalmente sustentável e aumentará a segurança energética do Sul do País, após o término de parte dos contratos do gasoduto Brasil-Bolívia (Gasbol), em 2019.

WhatsApp Image 2019-03-26 at 08.58.04

Dê a sua opinião