1º Encontro Francisquense sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

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Abril é o mês em que mundialmente celebra-se a conscientização sobre o Autismo (TEA). Hoje trago uma fala com o intuito de informar brevemente do assunto, mas sobretudo divulgar o I Encontro Francisquense sobre o TEA. O encontro acontecerá no dia 6 de abril, das 09h às 13h, no auditório do São Francisco Shopping.

A ideia do evento é trazer à nossa população informações acerca do diagnóstico e as formas com as quais podemos mediar e estimular pessoas com TEA. Trata-se de um evento gratuito, organizado pelo Integrar, onde serão arrecadados donativos em prol da APAE, que hoje é a instituição que oferece atendimento gratuito para pessoas com TEA na cidade.

Para quem tiver interesse, a página na rede social Facebook do Jornal Papa Berbigão estará divulgando mais informações sobre o evento. Acompanhem! E para quem quer entender um pouquinho o que é, quais são as características e comprometimentos, sigo o texto explanando.

Mas afinal, o que é o TEA?

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento e, portanto, acompanha a pessoa ao longo de toda sua vida. Hoje ele é classificado por uma díade de comprometimentos no desenvolvimento da comunicação e interação social e por padrões restritos e repetitivos de comportamentos.

No que diz respeito à comunicação e interação social, a pessoa com Autismo terá dificuldades no relacionamento com outras pessoas, em compartilhar seus interesses e demonstrar interesse pelo outro e/ou suas ações. Apresentará déficits no contato visual (que pode estar ausente ou ter baixa frequência), na comunicação verbal (desenvolvimento da fala) e não verbal (dificuldade ou ausência no uso de gestos comunicativos).

Em relação aos padrões restritos e repetitivos de comportamentos, a pessoa pode apresentar comportamentos repetitivos e estereotipados (exemplos: balanço do corpo e/ou das mãos, sons repetitivos, empilhar, girar, alinhar, interesses fixos, entre outros). Estes comportamentos podem comumente ser observados na brincadeira, no típico exemplo de girar a roda do carro ao invés de manuseá-lo fazendo-o andar.

O que é importante trazer após explanar sobre as características do Autismo é que estes comprometimentos afetam gravemente o desenvolvimento das crianças. Que o Autismo não tem cura, mas que o tratamento pode ajudar muito estas pessoas, principalmente quando é realizado precocemente (antes dos três anos).

Eu poderia e teria que ficar horas escrevendo sobre Autismo para falar sobre o amplo espectro que envolve o transtorno e certamente não falaria tudo, pois cada criança com autismo será diferente da outra. O que deixo de informação mais importante para as pessoas é que observem seus filhos/alunos e percebam se há alguma dessas características. Percebam se ele parece ter comportamentos que destoam dos comportamentos de crianças da mesma faixa etária e procurem um profissional qualificado para avaliar! O diagnóstico e tratamento precoce são essenciais para o Autismo!.

Por Renata Neves – Psicóloga, Analista do Comportamento com ênfase em Transtornos do Neurodesenvolvimento. CRP: 12/14744
INTEGRAR – Cons. Psicologia e Terapia Ocupacional
renata.rnp@gmail.com

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